sexta-feira, 29 de maio de 2009

QVT traz resultados significativos para a Siemens



Autora: Patricia Bispo


Em muitas organizações, quando a alta direção reúne-se para definir em que setores serão realizados investimentos, infelizmente, quando se chega ao item Qualidade de Vida no Trabalho, há quem acredite que tal ação é perda de tempo e de dinheiro. No entanto, a Siemens provou que investir na QVT assegura retorno positivo tanto para as empresas quanto para os colaboradores.
Durante a realização da 3ª edição do ConviRH (Congresso Virtual de Recursos Humanos) - evento promovido pelo RH.com.br e que acontece no período de 14 a 29 de maio, os profissionais que atuam em Gestão de Pessoas terão a oportunidade de conhecer o Programa Bem-te-vi - iniciativa que foi implantada do Norte ao Sul do Brasil. Conduzida pela Dra. Maria Cristina Nader, gerente médica da Siemens, a palestra apresenta todo o passo a passo de implantação do programa, inclusive dos dados estatísticos que serviram como base para dar sustentação ao programa.
"Encontramos dez estudos de programas no ambiente de trabalho que mostravam a redução dos custos de assistência médica, quase quatro dólares economizados, para cada dólar investido. A redução média em absenteísmo em 19 estudos tinha sido de 28,3%", cita Cristina Nader, ao se referir à pesquisa realizada antes que o programa e que encontrou dados relevantes que provavam o quanto é salutar investir na melhoria na QVT.
Ao implantar o programa, a empresa constatou que essa ação traria poderia trazer o aumento da motivação, a disposição para o trabalho e o alívio do estresse diário, uma maior integração entre os funcionários, a melhoria do clima organizacional, uma mudança cultural, a conscientização sobre a necessidade das melhorias dos hábitos de vida. Para isso, era necessário atuar nos principais riscos para a saúde como, por exemplo: o tabagismo, a obesidade, o aumento da pressão arterial, o estresse, o sedentarismo, o alcoolismo, o aumento das gorduras no sangue e o diabetes.
Atualmente, a empresa conta com várias atividades direcionadas para os seus colaboradores. Dentre essas, destacam-se: Campanhas de Vacinação, Programa de Check-up para Executivos, Programa Saúde da Mulher, Programa da Boa Visão, adoção da ginástica anti-estresse, entre outros benefícios. Por fim, a Dra. Cristina Nader salienta que durante todo o processo, houve uma grande preocupação em respeitar os aspectos regionais, uma vem que a empresa encontra-se de Norte a Sul do Brasil.
"A uniformidade das ações, a percepção do colaborador é extremamente importante. A regionalidade sempre foi e será respeitada. Nós imaginamos que as ações de Manaus nem sempre serão as mesmas que serão bem-vindas em Canoas", finaliza. A palestra da Dra. Cristina Nader estará disponível aos participantes do ConviRH até a próxima sexta-feira, dia 29, às 12h - horário de Brasília/DF. Para conferir o conteúdo completo da apresentação, os congressistas devem acessar o endereço: http://www.rh.com.br/Portal/Qualidade_de_Vida/Materia/5979/www.convirh.com.br.

Nenhum comentário: